Saúde Materna
Perguntas Frequentes

Como evitar a dermatite da fralda?

A dermatite da fralda, também conhecida como assadura ou dermatite amoniacal, é uma dermatite inflamatória bastante comum no primeiro ano de vida dos bebés, que atinge as áreas cobertas pelas fraldas (períneo, nádegas, região púbica e face interna das coxas). O uso das fraldas promove o aumento da temperatura e a humidade local, tornando a pele mais suscetível ao contato com fezes, urina, substâncias irritantes (sabão, detergentes, amaciadores, lenços humedecidos) e outras substâncias que predispõem a infeções secundárias1.

2 min

O tipo mais comum de dermatite é aquele que aparece sempre que a região da fralda passa grande parte do dia em contato com duas substâncias muito irritantes: a urina e as fezes. Se o bebé tiver diarreia ou estiver no processo de nascimento dos primeiros dentes - o que significa que uma maior quantidade de saliva está a ser engolida e passa pelo intestino - a hipótese de desenvolver assaduras é ainda maior.

A dermatite da fralda tem a aparência de manchas rosadas ou vermelhas na pele coberta pela fralda. As dobras da virilha ficam mais protegidas da urina e das fezes, por isso essa pele geralmente parece normal.

O que é que se pode fazer para evitar a dermatite da fralda?2

A humidade causada por se deixar uma fralda molhada ou suja por muito tempo pode causar irritações na pele. A urina na fralda também pode decompor-se com o tempo e produzir produtos químicos irritantes. Além disso, as enzimas digestivas contidas nas fezes podem começar a degradar-se na pele.

Se usar lenços humedecidos, escolha um produto que não contenha álcool e fragrâncias. No caso da pele já se encontrar irritada ou com feridas abertas, a melhor opção é limpar a pele com água morna e um produto sem sabão/suave. Utilize um borrifador de água para erupções cutâneas graves, se possível, para enxaguar sem esfregar. Dê batidas suaves e deixe a pele secar ao ar.

Não importa a marca. O que interessa são os ingredientes. Óxido de zinco e petrolato são boas escolhas e produtos sem perfume são os melhores. Pense no creme para a fralda como um escudo que fica entre a pele e o conteúdo da fralda. Se o creme não estiver sujo, não há necessidade de esfregá-lo durante as trocas; basta adicionar mais creme por cima. Em geral, deve-se aplicar uma camada espessa.

Quanto mais absorvente a fralda for, melhor, pois ela vai ajudar a manter a pele seca. Embora não haja evidências atuais que mostrem qual tipo de fralda faz o melhor trabalho na prevenção de assaduras, as fraldas de pano normalmente são menos absorventes do que a maioria das marcas descartáveis. Se decidir usar fraldas de pano, considere usar fraldas descartáveis ​​até que a erupção cicatrize.

Certifique-se de que a fralda não fica muito apertada, principalmente durante a noite. Uma fralda solta terá menos probabilidade de esfregar na pele.

Se a área da fralda estiver irritada, um banho diário ajudará a remover detritos e possíveis bactérias. Não esquecer de aplicar uma camada espessa de creme protetor na região da fralda após o banho.

  1. BVS Atenção Primária em Saúde (2014). Qual o tratamento adequado para dermatite da região de fraldas? Acedido em: https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-o-tratamento-adequado-para-dermatite-da-regiao-de-fraldas/ 

  2. American Academy of Pediatrics (2020). Common Diaper Rashes & Treatments. Acedido em: https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/diapers-clothing/Pages/Diaper-Rash.aspx?_gl=1*mp02q6*_ga*NTMxOTI2ODUxLjE3MTc2ODQ5Mzg.*_ga_FD9D3XZVQQ*MTcxNzY4Njk1MS4yLjAuMTcxNzY4Njk1MS4wLjAuMA


FF/SET24/PT/029

Partilhe

Send through