Como aliviar a dor? Dicas e conselhos para melhorar o seu dia
As pessoas que sentem dor recorrem a diferentes estratégias na tentativa de atingirem o seu alívio. O recurso a medicamentos e exercício físico, são comuns exemplos de estratégias amplamente utilizadas para controlar a dor.¹
5 min
Como aliviar a dor? 12 estratégias para melhorar o seu dia-a-dia
As pessoas reagem de modo diferente à dor e é importante procurar um profissional de saúde para averiguar formas de a controlar.² Partilhamos, de seguida, alguns métodos que podem ser eficazes.
Medicamentos²
A utilização de medicamentos deve ser sempre feita mediante recomendação do profissional de saúde que acompanha o doente.
A automedicação com analgésicos e anti-inflamatórios deve ser sempre evitada, pelo risco de efeitos secundários e interações medicamentosas existentes.
Se a sua dor não está controlada, procure a ajuda do seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
Acupuntura²
É um método muitas vezes utilizado para o tratamento da dor. Utiliza agulhas para estimular determinados pontos no corpo com o objetivo de aliviar o sofrimento.
Biofeedback²
Através do biofeedback é possível encontrar modos de conhecer como aliviar a dor ou o stress.Isto porque o tratamento possibilita conhecer a frequência cardíaca, tensão muscular, pressão arterial e outras funções corporais do doente, ajudando-o a controlá-las.
Estimulação elétrica nervosa²
Faz uso de impulsos elétricos com o intuito de amenizar a dor.
Hipnose²
Induz o doente a um estado de grande atenção e concentração, o que pode permitir monitorizar a dor.
Terapia cognitivo-comportamental²
Esta abordagem psicológica fornece aconselhamento que pode apoiar o doente a diminuir as suas reações à dor.
Massagem terapêutica²
Outro tratamento possível para a dor é a massagem terapêutica, que liberta a tensão nos músculos.
Fisioterapia²
Os profissionais desta área dão conselhos para melhorar a flexibilidade, a força e a gestão das atividades diárias na rotina do doente.
Peso saudável²
Manter um peso saudável previne o agravamento da dor, como é o caso de dor nos joelhos e costas.
Atividade física²
É importante manter uma rotina de exercício físico, uma vez que a dor pode levar ao sedentarismo, aumento da sua intensidade, e perda de funções e movimentos.
O exercício físico ajuda neste alívio ao alongar os músculos, ligamentos e articulações que possam estar rígidos.³
Sono reparador²
Dormir bem é outra das formas eficazes de aliviar a dor, pois o sono tem a capacidade de diminuir a sensibilidade à dor, aliviá-la e melhorar o humor.
Respiração³
O foco na respiração permite que o doente mantenha o controlo, relaxe e evite que a ansiedade ou o pânico piorem a situação de incómodo.
Através de medicamentos, tratamentos complementares e estratégias de autocuidado pode ser possível saber como aliviar a dor em determinados momentos.
Porém, é sempre importante procurar o aconselhamento do seu profissional de saúde antes de adotar qualquer medicamento ou tratamento.
National Library of Medicine. How do people ease their pain? A population-based study. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15556828/ [Consultado em março 2024]
National Institute on Aging. Pain: You Can Get Help. Disponível em: https://www.nia.nih.gov/health/pain/pain-you-can-get-help#attitudes [Consultado em março 2024]
NHS. 10 ways to reduce pain. Disponível em: https://www.nhs.uk/live-well/pain/10-ways-to-ease-pain/ [Consultado em março 2024]
RT/OUT24/PT/021