Conselhos para pais de crianças com PHDA
Reforçar os comportamentos positivos das crianças com PHDA pode ser muito eficaz na melhoria do seu comportamento, assim como na sua motivação.
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A aprendizagem de novos comportamentos não é imediata: é necessário paciência e elogiar a criança para que ela adote um novo comportamento, de modo regular.Esta caraterística é inerente ao transtorno de défice de atenção e é importante estar atento à ligação que existe entre o défice de atenção e a dificuldade em aprender as regras.O reforço de comportamentos positivos permite que as crianças aprendam o que é positivo e porque o é, logo após terem realizado uma tarefa corretamente ou terem tido um bom comportamento.
A importância dos comentários positivos
Melhoria da autoconfiança da criança e da sua capacidade de controlar o comportamento;
Melhoria da sua autoestima;
Ajudar a criança a relacionar a ação ou o comportamento correto com elogios;
Aumentar as probabilidades da criança repetir a ação ou comportamento positivo.
Que tipo de comportamentos podem ser reforçados?
Podem existir dúvidas sobre o tipo de comportamentos que podem ser reforçados e, às vezes, é esquecido que as crianças com PHDA têm dificuldades em elementos básicos de organização e comportamento e que, quando o fazem bem, é importante salientá-lo para que o repitam.Por exemplo, elogie a criança quando:
Permanece sentada quando apropriado
Espera pela sua vez na fila
Fica calma enquanto alguém a provoca ou incomoda
Obedece a um pedido imediatamente
Trabalha com cuidado e de forma aplicada
Mantém a sua secretária bem organizada e arrumada
Brinca tranquilamente sem incomodar os outros ao seu redor
Crie um ambiente positivo
Embora seja importante expressar comentários positivos imediatamente após um bom desempenho ou comportamento, é recomendável adotar uma atitude mais positiva em geral.
As crianças com PHDA estão habituadas a receber respostas negativas, reclamações e críticas. Por este motivo, precisam de mais feedback positivo. Tentar ver as coisas boas e fazer com que também as vejam melhora a sua autoestima e a sua atitude em relação às mesmas e a criança terá mais vontade de tentar fazer as coisas direito.
Implica distanciar-se do que está a acontecer em cada momento e focar-se no progresso geral feito pela criança.
Dar mais valor a coisas positivas do que a negativas e partilhá-las com a família fará com que a criança se sinta valorizada e apoiada pelo seu ambiente.
Dadas as dificuldades que a criança possa ter, é importante estar ao seu lado para a ajudar e ensinar a enfrentar quaisquer barreiras. Pouco a pouco, ganhará a confiança e o conhecimento para fazê-lo de forma autónoma.
Dê responsabilidades à criança em tarefas simples que posteriormente também possam ser elogiadas quando as terminar satisfatoriamente.
À medida que a confiança da criança aumenta e ela está satisfeita com o sucesso, o grau de responsabilidade pode ser aumentado.
Considere oferecer recompensas simples relacionadas com o bom comportamento ou uma atividade que tenha sido bem-sucedida. É uma maneira de reconhecer e recompensar o esforço que a criança fez.
Lembre-se que…
É importante manter o ritmo dos elogios, tentando que sejam simples e focados num aspeto específico:
Devem estar relacionados com ações ou comportamentos específicos
Algumas crianças acham difícil aceitar elogios e podem precisar de o fazer num ambiente privado
Podem melhorar a autoestima, autossuficiência, autonomia, realização e motivação
Terão efeitos diferentes que variam de acordo com o sexo da criança, histórico familiar, habilidades e personalidade
Deve ser considerado um estímulo e parte de um processo contínuo: use o elogio apenas quando for merecido
Use um calendário de recompensas, pois será útil representar graficamente o progresso da criança com PHDA.Facilitará o acompanhamento do seu comportamento pela sua natureza gráfica (com autocolante e desenhos), podendo ser analisado periodicamente. É uma maneira de anotar tudo o que acontece para que possíveis discrepâncias possam ser resolvidas.
Saiba mais
Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA). Canadian ADHD Practice Guidelines. Edition 4.1. Toronto, ON: CADDRA, 2020.
BIAL/JUL25/PT/074 | C-ANPROM/PT/ELVS/0046
julho 2025