Regresso às aulas e PHDA: conselhos para pais
Com a alteração de rotinas que implica, o regresso às aulas pode ser um período particularmente desafiante para as crianças com PHDA. Eis alguns conselhos para os pais poderem lidar com esta etapa com maior tranquilidade.
3 min
1
Agendar uma reunião com o professor e/ou diretor de turma do seu filho, de forma a partilhar experiências anteriores e estabelecer, em conjunto, estratégias e atividades a implementar.
2
Estabelecer uma rotina para este novo período, de forma a que o regresso à escola seja o mais tranquilo possível. Para facilitar, utilizar o nosso modelo de organizador semanal
3
Ajudar a criança a preparar e organizar tudo o que vai precisar no dia seguinte: mochila, livros, almoço ou lanche, roupa, etc. Anotar o que é necessário levar para a escola em cada dia pode ser uma excelente ajuda para a criança.
4
Ter sempre uma reserva de material escolar em casa, para substituir possíveis perdas durante o ano letivo (cadernos, canetas, lápis, pastas, etc.)
5
Estabelecer uma pessoa de contacto na escola, com quem possa comunicar periodicamente sobre o progresso do seu filho ou situações que possam ocorrer.
6
Planear atividades extracurriculares que aprimorem habilidades ou reforcem aspetos em que o seu filho tem maiores dificuldades.
7
Verificar se a escola tem algum sistema de apoio para o seu filho estudar ou fazer os trabalhos de casa. Estudos demonstram que as crianças com PHDA demoram três vezes menos tempo a realizar os trabalhos de casa se o fizerem em ambiente escolar.
8
Ajudar a criança a ter uma vida mais estruturada, ao estabelecer um calendário, junto com ela. Isso contribuirá também para que a criança tenha maior sensação de controlo sobre a sua vida.
9
Estabelecer, com a criança, objetivos a serem alcançados durante o ano letivo. Identificar, em conjunto, os seus pontos fracos, aspetos a melhorar e formas de conseguir melhorá-los.
10
Se a criança for medicada, é aconselhável falar com o médico, antes do início do ano letivo, de forma a perceber se há necessidade de fazer algum ajuste no tratamento.
Saiba mais
Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA). Canadian ADHD Practice Guidelines. Edition 4.1. Toronto, ON: CADDRA, 2020.
BIAL/JUL25/PT/074 | C-ANPROM/PT/ELVS/0046
julho 2025