PHDA
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Como detetar a PHDA na escola?

Tendo em conta o tempo que as crianças passam na escola, esta é um dos agentes principais na deteção de Perturbação de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção (PHDA).

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A escola é um dos agentes principais na detecção de PHDA e é, geralmente, o primeiro a dar o alarme. As crianças passam muitas horas na escola e isso coloca os professores ou educadores numa posição privilegiada para observar o comportamento dos alunos, assim como para comparar comportamento e funcionamento cognitivo entre crianças da mesma idade e avisar os pais quando detetam algum sinal de alerta para um potencial problema.

O facto de um professor já ter tido um aluno com PHDA facilita a deteção de novos casos, uma vez que eles estão mais familiarizados com a sintomatologia e a alteração de comportamento que está implicada.

Na verdade, os comportamentos derivados da PHDA podem ser encontrados em todas as crianças. Porém, a diferença está na intensidade e frequência com que ocorrem. Portanto, antes de dar o alarme, é aconselhável consultar o psicólogo educacional ou conselheiro da escola para descartar outros distúrbios comportamentais ou psicológicos.

Como reconhecer os sintomas de PHDA?

Crianças com PHDA podem apresentar uma série de dificuldades académicas, devido aos sintomas de perturbação que afetam negativamente o seu desempenho. Em ambiente escolar, os sintomas de PHDA podem ser reconhecidos por défice de atenção, hiperatividade e/ou impulsividade.

Como se manifesta o défice de atenção na escola?

Quando o défice de atenção é o sintoma predominante da PHDA, as crianças:

  • Parecem não prestar atenção quando se fala com elas e perdem-se nas conversas

  • Têm dificuldade em iniciar atividades

  • Têm dificuldade em planear e organizar tarefas

  • Entregam tarefas incompletas, sujas ou mal cuidadas

  • Têm dificuldade em manter a sua atenção em atividades mais longas, mesmo que sejam simples

  • Têm dificuldades em cumprir regras

  • Não prestam atenção aos detalhes

  • Apresentam um desempenho variável de uma atividade para outra e são inconsistentes

  • Parecem prestar atenção apenas ao que gostam

  • Evitam tarefas que exijam um esforço mental contínuo

Como se manifesta a hiperatividade na escola?

Quando a hiperatividade é o sintoma predominante da PHDA, as crianças:

  • Falam excessivamente

  • Apresentam movimento excessivo

  • Levantam-se constantemente da cadeira

  • Estão sempre a mudar de posição, enquanto estão sentados

  • Correm pela sala de aula

  • Mordem lápis e canetas

  • Perturbam os colegas

  • Interrompem constantemente a aula

  • São descuidados

  • Envolvem-se frequentemente em brigas e incidentes

Como se manifesta a impulsividade na escola?

Quando a impulsividade é o sintoma predominante da PHDA, as crianças:

  • Agem sem refletir, o que as faz parecer imaturas

  • Não medem as consequências das suas ações

  • Parecem fazer a primeira coisa que lhes vem à cabeça

  • Ignoram avisos que lhes são dados

  • Têm dificuldade em realizar tarefas que implicam estratégias de análise

  • Têm falta de constância nas atividades

  • Não controlam bem a expressão dos seus sentimentos

  • Não alteram os seus comportamentos após estratégias de punições e recompensas

Dificuldades na deteção da PHDA

Apesar da generalidade das caraterísticas anteriormente mencionadas, existem alguns casos em que a PHDA é mais difícil de detetar, nomeadamente em crianças do sexo feminino e crianças com grande capacidade intelectual.

Dificuldades de deteção da PHDA em crianças do sexo feminino

Em geral, a detecão precoce da PHDA ocorre em casos em que esta afetaadversamente o ambiente em que a criança se encontra, ou seja, quando existem sintomas de hiperatividade e impulsividade. Nos casos em que predominam as dificuldades de atenção, a deteção precoce torna-se mais difícil, pois estas não chamam tanto a atenção do professor, não incomodam o ambiente e podem confundir-se com outras doenças. As meninas com PHDA são, na maioria, desatentas, e a triagem é geralmente mais difícil e demorada. Além disso, crianças do sexo feminino têm mais tendência em inibir as suas emoções, resultando em problemas adicionais de sofrimento e ansiedade.

Dificuldades de deteção da PHDA em crianças com maior capacidade intelectual

Uma vez que “compensam” os seus sintomas de PHDA com um bom desempenho académico, as crianças com maior capacidade intelectual também são mais difíceis de diagnosticar. Em geral, estas crianças superam com sucesso os primeiros anos escolares, mas à medida que a exigência académica aumenta, acabam por enfrentar fracasso ao nível escolar.

Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA). Canadian ADHD Practice Guidelines. Edition 4.1. Toronto, ON: CADDRA, 2020.


BIAL/JUL25/PT/074 | C-ANPROM/PT/ELVS/0046

julho 2025

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