Como detetar a PHDA na escola?
Tendo em conta o tempo que as crianças passam na escola, esta é um dos agentes principais na deteção de Perturbação de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção (PHDA).
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A escola é um dos agentes principais na detecção de PHDA e é, geralmente, o primeiro a dar o alarme. As crianças passam muitas horas na escola e isso coloca os professores ou educadores numa posição privilegiada para observar o comportamento dos alunos, assim como para comparar comportamento e funcionamento cognitivo entre crianças da mesma idade e avisar os pais quando detetam algum sinal de alerta para um potencial problema.
O facto de um professor já ter tido um aluno com PHDA facilita a deteção de novos casos, uma vez que eles estão mais familiarizados com a sintomatologia e a alteração de comportamento que está implicada.
Na verdade, os comportamentos derivados da PHDA podem ser encontrados em todas as crianças. Porém, a diferença está na intensidade e frequência com que ocorrem. Portanto, antes de dar o alarme, é aconselhável consultar o psicólogo educacional ou conselheiro da escola para descartar outros distúrbios comportamentais ou psicológicos.
Como reconhecer os sintomas de PHDA?
Crianças com PHDA podem apresentar uma série de dificuldades académicas, devido aos sintomas de perturbação que afetam negativamente o seu desempenho. Em ambiente escolar, os sintomas de PHDA podem ser reconhecidos por défice de atenção, hiperatividade e/ou impulsividade.
Como se manifesta o défice de atenção na escola?
Quando o défice de atenção é o sintoma predominante da PHDA, as crianças:
Parecem não prestar atenção quando se fala com elas e perdem-se nas conversas
Têm dificuldade em iniciar atividades
Têm dificuldade em planear e organizar tarefas
Entregam tarefas incompletas, sujas ou mal cuidadas
Têm dificuldade em manter a sua atenção em atividades mais longas, mesmo que sejam simples
Têm dificuldades em cumprir regras
Não prestam atenção aos detalhes
Apresentam um desempenho variável de uma atividade para outra e são inconsistentes
Parecem prestar atenção apenas ao que gostam
Evitam tarefas que exijam um esforço mental contínuo
Como se manifesta a hiperatividade na escola?
Quando a hiperatividade é o sintoma predominante da PHDA, as crianças:
Falam excessivamente
Apresentam movimento excessivo
Levantam-se constantemente da cadeira
Estão sempre a mudar de posição, enquanto estão sentados
Correm pela sala de aula
Mordem lápis e canetas
Perturbam os colegas
Interrompem constantemente a aula
São descuidados
Envolvem-se frequentemente em brigas e incidentes
Como se manifesta a impulsividade na escola?
Quando a impulsividade é o sintoma predominante da PHDA, as crianças:
Agem sem refletir, o que as faz parecer imaturas
Não medem as consequências das suas ações
Parecem fazer a primeira coisa que lhes vem à cabeça
Ignoram avisos que lhes são dados
Têm dificuldade em realizar tarefas que implicam estratégias de análise
Têm falta de constância nas atividades
Não controlam bem a expressão dos seus sentimentos
Não alteram os seus comportamentos após estratégias de punições e recompensas
Dificuldades na deteção da PHDA
Apesar da generalidade das caraterísticas anteriormente mencionadas, existem alguns casos em que a PHDA é mais difícil de detetar, nomeadamente em crianças do sexo feminino e crianças com grande capacidade intelectual.
Dificuldades de deteção da PHDA em crianças do sexo feminino
Em geral, a detecão precoce da PHDA ocorre em casos em que esta afetaadversamente o ambiente em que a criança se encontra, ou seja, quando existem sintomas de hiperatividade e impulsividade. Nos casos em que predominam as dificuldades de atenção, a deteção precoce torna-se mais difícil, pois estas não chamam tanto a atenção do professor, não incomodam o ambiente e podem confundir-se com outras doenças. As meninas com PHDA são, na maioria, desatentas, e a triagem é geralmente mais difícil e demorada. Além disso, crianças do sexo feminino têm mais tendência em inibir as suas emoções, resultando em problemas adicionais de sofrimento e ansiedade.
Dificuldades de deteção da PHDA em crianças com maior capacidade intelectual
Uma vez que “compensam” os seus sintomas de PHDA com um bom desempenho académico, as crianças com maior capacidade intelectual também são mais difíceis de diagnosticar. Em geral, estas crianças superam com sucesso os primeiros anos escolares, mas à medida que a exigência académica aumenta, acabam por enfrentar fracasso ao nível escolar.
Saiba mais
Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA). Canadian ADHD Practice Guidelines. Edition 4.1. Toronto, ON: CADDRA, 2020.
BIAL/JUL25/PT/074 | C-ANPROM/PT/ELVS/0046
julho 2025