Como estimular os sentidos do bebé?
Resposta: O bebé quando nasce já nasce com os cinco sentidos - tato, olfato, paladar, audição e visão. Estimular os seus sentidos passa por promover um conjunto diversificado de atividades no dia-a-dia, num contexto de relação e interação com o bebé. Atividades como conversar ou embalar são exemplos muito simples e eficazes de promover esse estimulo1. Mas há mais:
2 min
Importa referir que nunca se estimula um sentido de forma isolada porque todos estão interligados. No entanto, há estímulos mais indicados para o desenvolvimento de um sentido específico2.
Conheça algumas dicas simples que podem ajudar a estimular os cinco sentidos do bebé:
Tato3
- Pegar no bebé e embalar. O contacto da mãe com o bebé, pele com pele, é muito importante para a criação de um vínculo.
- Massajar o bebé suavemente. Este momento especial de interação ajuda o bebé a relaxar. Usar um óleo ou creme hidratante indicado para bebés e usufruir deste momento a dois.
- Brincar com o bebé massajando as plantas dos pés ou as palmas das mãos e ajudar, numa primeira fase, a ir abrindo as mãos. Utilizar um boneco pequeno, leve e macio, e ao acariciar, vai-se estimulando para que o agarre.
- Forrar o chão com diferentes texturas de tecidos (tule, seda, cetim) para que o bebé possa brincar e estimular o sentido do tato, ajudando a rebolar e a virar-se.
Audição5
- Antes de nascer o bebé já conhece a voz da mãe e a do pai ou mesmo dos irmãos. Para estimular a audição, deve falar-se com ele para que aprenda a comunicar.
- Ouvir música, dançar com o bebé nos braços, cantar melodias suaves ou mesmo alguma música que se cantava quando estava na barriga. Uma voz conhecida tranquiliza-o.
- Ler pequenas histórias, criar pequenas narrativas acerca das rotinas, usar timbres e tons de voz diferentes, com o objetivo de estabelecer comunicação com o bebé.
- Agitar um brinquedo com som, tipo roca, e estimular o bebé a seguir o som e mesmo a pegar no objeto. O bebé carece de sossego, mas também necessita de ser exposto aos sons das rotinas diárias.
Olfato6
- Dar ao bebé a oportunidade de experimentar cheiros diferentes, além do leite materno que ele já conhece muito bem.
- Utilizar aromas suaves, nada de muito intenso. Dar-lhe a cheirar os frutos da época, nomeadamente laranjas, maçãs, ananás, meloa, entre outros.
- Desfrutar dos espaços ao ar livre. Passear nos jardins é ideal para o bebé sentir os cheiros da terra, das árvores, das plantas.
- Cozinhar com ele por perto. Os aromas alimentares são igualmente muito interessantes e diferentes.
Paladar7
- Idealmente o bebé alimenta-se somente de leite materno até aos seis meses e depois disso é importante que o bebé experimente novos sabores e texturas na sua alimentação. Esta diversidade ajudará o bebé a desenvolver o paladar, além de o ajudar a mastigar e a deglutir.
- Com o passar dos meses, deve-se evoluir dos purés ou papas, para alimentos de consistência mais dura. Quando isso acontecer deve-se permitir à criança "brincar" com os alimentos, deixando-a manusear pequenos pedaços de fruta ou de legumes para irem experimentando.
- Incentivar a experimentar novos sabores, novas texturas e alimentos com cores diferentes. Importa referir que o bebé quando nasce já distingue o amargo, o doce, o salgado e o ácido, preferindo já o açúcar a todos os outros.
- O sal e o açúcar são dois aditivos que não se devem oferecer ao lactente pelo menos, até que tenha um ano de idade. Os alimentos já contêm sal e açúcar na sua composição.
Visão8
- Quando nasce o bebé tem uma visão ainda limitada e pouco focada. Só entre os seis e os oito meses começa a ver bem. Numa primeira fase deve-se apostar em brinquedos geométricos pouco coloridos, mas com contrastes branco/preto. Utilizar depois formas simples com cores vivas.
- Fora de casa deve ver as coisas ao redor, mas não se deve expor o bebé diretamente ao sol.
- Estimular a visão com bonecos pequenos e macios. Procurar que o bebé foque o olhar no brinquedo e depois incentivá-lo a seguir os adultos conforme se deslocam.
- Chamar pelo seu nome e brincar com ele sempre com o olhar focado um no outro. A visão desempenha um papel importantíssimo enquanto não há verbalização.
News Medical Life Sciences (2022). Importance of Sensory Stimulation for Babies. https://www.news-medical.net/health/Importance-of-Sensory-Stimulation-for-Babies.aspx
Parents (2023). How to play with your baby. https://www.parents.com/baby/development/the-best-ways-to-play-with-your-baby/
SNS (2024). Os sentidos do recém-nascido. https://www.chts.min-saude.pt/barrigas-e-rebentos/os-sentidos-do-recem-nascido/
Parents (2023). How to massage a baby. https://www.parents.com/baby/care/newborn/how-to-massage-baby/
SNS (2024). Os sentidos do recém-nascido. https://www.chts.min-saude.pt/barrigas-e-rebentos/os-sentidos-do-recem-nascido/
National Library of Medicine (2020). Olfaction scaffolds the developing human from neonate to adolescent and beyond. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7209940/
National Library of Medicine (2011). Flavor Perception in Human Infants: Development and Functional Significance. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3202923/
Parents (2023). Understanding Your Baby's Developing Vision. https://www.parents.com/baby/development/physical/understanding-your-babys-developing-vision/
FF/SET24/PT/028