10 coisas que deve saber sobre PHDA
A Perturbação de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção em 10 factos simples.
1
É um distúrbio de origem neurobiológica que implica uma maturação tardia de algumas áreas do cérebro.
2
Estima-se que a hereditariedade da perturbação seja de 80%, segundo estudos realizados em famílias.
3
Os principais sintomas de PHDA são défice de atenção, hiperatividade e impulsividade. Estes sintomas podem apresentar-se isoladamente ou em conjunto.
4
Os sintomas de impulsividade persistem ao longo do tempo. Pelo contrário, os de hiperatividade tendem a atenuar.
5
Os sintomas de desatenção são provavelmente os que mais passam despercebidos nas crianças, mas são uma das razões mais frequentes para a consulta de adultos com PHDA.
6
Existem fatores ambientais que podem ser uma causa da PHDA: uso de tabaco, álcool ou drogas durante a gravidez, por parte da mãe; complicações durante a gravidez, parto ou amamentação; abuso.
7
Este distúrbio afeta ambos os sexos.
8
Uma pessoa com PHDA tem 6 a 7 vezes mais probabilidade de ter outra perturbação psiquiátrica ou de aprendizagem, o que pode complicar o diagnóstico, piorar a evolução e diminuir a resposta ao tratamento.
9
Embora seja improvável que os pais ou a sociedade desacreditem o diagnóstico de qualquer doença, no caso de PHDA, esta atitude é frequente, devido ao desconhecimento relativo a esta perturbação.
10
Obter um diagnóstico precoce e tomar as medidas necessárias - farmacológicas e não farmacológicas - é fundamental para a criança e para a família. Desta forma, é possível alcançar uma melhoria em até 80% dos casos.
BIAL/JUL25/PT/074 | C-ANPROM/PT/ELVS/0046
julho 2025